Quando o assunto é proteger nossos bens e garantir tranquilidade financeira, um dos recursos mais importantes disponíveis é o seguro. Mas quem nunca se viu perdido ao se deparar com a apólice?
Para entender melhor o que é esse documento e a sua importância, confira as principais informações que preparamos para você.
O que é uma apólice de seguro?
Apólice é o documento emitido pela seguradora no momento da contratação do seguro, onde constam todas as informações do contratante (segurado) e da seguradora (empresa que vendeu o seguro). O documento é responsável por definir os termos, condições e coberturas específicas do seguro.
Quais informações devem constar na apólice?
De forma geral, uma apólice de seguro especifica quem é o segurado, seus dados pessoais e da seguradora, a cobertura, condições e vigência. Além disso, existem três cláusulas ou condições que devem constar em uma apólice:
Condições gerais: elas incluem os direitos e deveres de cada parte (segurado e seguradora), a abrangência da cobertura, os valores de coberturas, a forma de pagamento do prêmio desses valores e os prazos em que serão feitos;
Condições especiais: são as regras específicas que mudam conforme o tipo de apólice e o tipo de seguro;
Condições particulares: aqui são especificadas e detalhadas as coberturas e indenizações, os beneficiários, as porcentagens que cada um deve receber e o prazo de vigência daquele seguro.
Qual o papel deste contrato na negociação de um seguro?
A apólice desempenha um papel determinante na negociação de um seguro, já que é o documento que formaliza o contrato e que fornece informações claras e específicas sobre os direitos e obrigações de ambas as partes.
É fundamental que o segurado leia atentamente e compreenda todos os termos da apólice antes de assiná-la, garantindo, assim, uma negociação transparente e uma proteção adequada de seus interesses.
Por Cecília Matos | RK2 Seguros