Viajar é uma aventura cheia de surpresas e momentos inesquecíveis. Conhecer novos lugares, culturas e pessoas é algo único e emocionante. No entanto, em meio a toda a empolgação de planejar uma viagem, muitas vezes deixamos de lado um quesito fundamental: o seguro viagem, nosso herói invisível que garante que até mesmo as situações mais absurdas se transformem em histórias engraçadas para contar. Neste post, vamos falar sobre a importância de contar com um seguro viagem e como ele pode proporcionar tranquilidade e segurança durante suas aventuras pelo mundo.
O que é o seguro viagem?
O seguro viagem é um tipo de proteção financeira e assistência que você pode contratar antes de viajar para cobrir despesas inesperadas e oferecer suporte em emergências durante sua viagem. O seguro viagem garante ao segurado indenização no caso da ocorrência de riscos previstos e cobertos, que engloba despesas médicas, cancelamento de viagem, perda de bagagem, atraso de voo, assistência jurídica, entre outros.
Por isso, é recomendável optar sempre por adquirir o seguro viagem quando estiver pensando em cair na estrada. Além disso, é importante ter em mente que, dependendo do destino, como no exterior, ele será obrigatório. Assim, essa é uma forma de não se frustrar com problemas desse tipo.
Qual a importância do seguro viagem?
Contratar um seguro viagem é importante para que você não precise ter gastos extras durante suas férias. Sendo assim, é melhor contar com esse serviço do que ser pego de surpresa, concorda?
Ele garante a proteção e tranquilidade durante suas viagens, além de oferece uma variedade de coberturas e benefícios que podem ser essenciais em situações inesperadas ou emergências que possam ocorrer durante sua viagem.
Quais são as coberturas do seguro viagem?
Todo seguro viagem deve ofertar, obrigatoriamente, pelo menos uma das seguintes coberturas básicas:
- Despesas médico-hospitalares ou odontológicas (DMHO) ocasionadas de acidente pessoal ou doença súbita;
- Invalidez permanente total ou parcial por acidente durante viagem;
- Regresso sanitário;
- Traslado médico;
- Traslado do corpo;
- Morte em viagem;
As coberturas de DMHO, regresso sanitário, traslado médico e de corpo são obrigatórias em seguros para viagens ao exterior. Não é permitido que as apólices cubram apenas acidentes pessoais, sem incluir enfermidades agudas e/ou súbitas.
Caso você queira, é possível incluir coberturas adicionais, mas desde que elas estejam relacionadas à viagem. Algumas delas são: extravio e dano de bagagem, funeral, cancelamento de viagem, e regresso antecipado (indenização das despesas com o traslado de retorno do segurado ao local de domicílio ou origem da viagem, ocasionado por evento coberto).
Quais os benefícios de contratar um seguro viagem?
Um dos benefícios essenciais do seguro viagem é a cobertura de despesas médicas e hospitalares. Isso inclui consultas médicas, exames, tratamentos e internações necessárias em caso de doença ou acidente durante a viagem. Ter um seguro viagem garante que você receberá a assistência médica necessária, independentemente do destino em que estiver.
Todo mundo sabe que viajar pode ser emocionante, mas também tem seus riscos. O seguro proporciona tranquilidade e segurança, sabendo que você está protegido em situações inesperadas. Você poderá aproveitar sua viagem com mais confiança, sabendo que estará coberto em caso de eventualidades.
Mas lembre-se de que os benefícios e a cobertura podem variar de acordo com a seguradora e o plano escolhidos. Por isso, sempre leia atentamente a apólice do seguro para entender os detalhes e as limitações da cobertura oferecida. Avalie suas necessidades pessoais, destino da viagem e atividades planejadas para escolher o seguro viagem mais adequado para você.
Por Cecília Matos | RK2 Seguros