Pense por um momento: o que fazemos quando as despesas estão muito altas? Normalmente, cortamos alguns custos e repensamos outros, não é mesmo? Com as empresas isso também acontece.
A sinistralidade é um conceito fundamental no mundo dos seguros, pois possui um impacto significativo tanto para as seguradoras (empresa responsável por oferecer a proteção de bens, quem assume os riscos pelo cliente) quanto para os segurados (quem contrata o seguro). Antes de entender o impacto da sinistralidade, precisamos começar por ele: o sinistro.
O que é sinistro?
Sinistro é um evento específico e isolado que resulta em prejuízo, dano ou perda coberta pela apólice de seguro. Pode ser um acidente de carro, um incêndio, um roubo, uma doença, entre outros eventos que causam danos materiais ou financeiros. Quando ocorre um sinistro, o segurado entra em contato com a seguradora para relatar o incidente e solicitar a indenização conforme as condições do contrato.
É denominado como sinistro sempre que o seguro precisa cobrir um evento que estava previsto na apólice do contrato. Por exemplo, no plano de saúde, sempre que você precisa usá-lo para um procedimento como consultas, exames e cirurgias, o plano de saúde cobre as despesas, ocorrendo o sinistro.
O que é sinistralidade?
Sinistralidade é a métrica que avalia a relação entre os sinistros ocorridos em um determinado período e o valor que o segurado paga à seguradora (prêmio) . É uma medida utilizada pelas seguradoras para analisar o desempenho financeiro e a sustentabilidade de suas operações, que mostra a proporção de sinistros em relação à arrecadação de prêmios.
Quais são os impactos no meu seguro?
A sinistralidade é um indicador importante para as seguradoras, pois auxilia na tomada de decisões estratégicas, ajuste de preços, seleção de riscos e desenvolvimento de produtos. Sendo assim, ela também pode ter um impacto direto nos segurados. Quando uma seguradora enfrenta uma alta sinistralidade, é provável que ela tome medidas para compensar essas perdas, como aumentar os custos ou reduzir a cobertura oferecida.
Como reduzir a sinistralidade com boas práticas?
O ideal é adotar um comportamento preventivo, que promova a qualidade de vida dos colaboradores para que eles utilizem os planos contratados de forma consciente.
Aqui na RK2 realizamos consultoria focada em gestão de benefícios e que traz inúmeras melhorias nos contratos de saúde dos nossos clientes. Quer saber mais? Entre em contato conosco pelos nossos canais de atendimento.
Por Cecília Matos | RK2 Seguros